Nova Petrópolis dá início ao Natal no Jardim da Serra Gaúcha

21/11/2017

O Natal no Jardim da Serra Gaúcha ocorre de 25 de novembro a 31 de dezembro, em Nova Petrópolis. A programação terá atrações repletas de religiosidade, espetáculos musicais, encenações teatrais, oficinas temáticas, feira de Natal, shows de fogos e grande festa de Réveillon.

A abertura oficial do Natal no Jardim da Serra Gaúcha ocorre neste sábado, 25 de novembro. A programação inicia às 20h, no Parque Aldeia do Imigrante e prossegue com a tradicional Caminhada das Lanternas, pela Avenida 15 de Novembro em direção à Rua Coberta. Neste ano, a Banda Marcial acompanhará o trajeto iluminado pelas lanternas.

Na sequência, ocorre a chegada do Papai Noel, inauguração da Pirâmide Natalina - Weihnachtspyramide e show de fogos, na Praça das Flores. O Espetáculo “Instrumental e Vozes”, estrelado pela Banda Municipal de Nova Petrópolis e o Grupo Acordes, dará o tom à primeira noite do Natal no Jardim da Serra Gaúcha.

A novidade desta edição do Natal no Jardim da Serra Gaúcha será a Pirâmide Natalina - Weihnachtspyramide, tradição preservada na Alemanha, por ocasião das comemorações de Natal. As empresárias Adriana Kehl Bauer, da Estofados Germânia e Ingrid Deppe, da Kukos Importadora, integrantes do Departamento de Comércio da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), propuseram a ideia. O ornamento terá 6m de diâmetro por 11,30m de altura e a estrutura será metálica, com acabamento em madeira naval e será finalizada com detalhes artesanais. O adorno tem forma piramidal com hélices em seu topo e, na base, são colocadas velas. Dentro da pirâmide haverá figuras típicas de Natal, como presépio e anjos, que giram com o movimento das hélices como um carrossel. Um presépio e anjos serão criados e tudo será complementado com iluminação. O projeto conta com a colaboração voluntária de arquitetos e engenheiros de Nova Petrópolis, bem como, das empresas das idealizadoras.

O Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt, localizado no Bairro Logradouro, também receberá atividades durante a programação do Natal no Jardim da Serra Gaúcha. No dia 25 de novembro, às 15h, haverá oficina gratuita para confecção de lanternas. As inscrições devem ser realizadas no Casarão Arte & Yoga, Rua Sete de Setembro, 147, fone (54) 3281-1370. Domingo, 26 de novembro, ocorre Exposição de Artes Plásticas dos Alunos do Casarão Arte & Yoga a partir das 10h; e, às 17h, haverá Audição de Piano.

No domingo, 26 de novembro, às 20h, a Rua Coberta será palco do sonoro espetáculo estrelado pela Orquestra de Sopros e Meninas Cantoras de Nova Petrópolis. Sopros e vozes unem-se para trazer ao público a magia do Natal com lindas canções.

Os visitantes do Natal no Jardim da Serra Gaúcha poderão garantir os presentes para familiares e amigos na Feira de Natal - Weihnachtsmarkt, feira de produtos natalinos, semelhante a que ocorre na Alemanha. A Feira de Natal ocorre de 25 de novembro a 23 de dezembro, das 9h às 21h, na Praça das Flores. Serão cinco estantes, com opções em guirlandas, almofadas, botas, toalhas, trilhos de mesa, toalhas, jogos americanos, placas de madeira decorativas, bonecos de feltro, artesanatos natalinos, pratos, lamparinas, enfeites de árvore, ímãs, decoração de natal feitas em madeira, latas natalinas, peças em madeira, peças em tecido com pinturas natalinas e biscoitos de mel.

O Natal no Jardim da Serra Gaúcha é uma realização da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e conta com patrocínio de Sicredi, Piá e Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP).

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis, acesse o site oficial do Município, no endereço www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

 

Atrações do primeiro fim de semana:

“Espetáculo Instrumental e Vozes”, com a Banda Municipal de Nova Petróplis e Grupo Acordes

A Banda Municipal de Nova Petrópolis foi fundada em 20 de setembro de 1971. Completou 45 anos no mês de setembro desse ano e conta, atualmente, com 16 integrantes; a formação é de uma Big Band.  Uma das principais metas da Banda Municipal é preservar a cultura por meio da boa música, levando esse conceito aos eventos, para as comunidades do interior e representando, dessa forma, o Município de Nova Petrópolis. Com um repertório bem eclético, executa os Hinos Oficiais Brasileiros, os grandes temas de músicas de filmes, Música Popular Brasileira, Pop Rock, Jovem Guarda, Folclore Alemão, música dos grandes intérpretes, das grandes Big Bands e Orquestras. A regência é de Elói Goetz e Nestor Goetz.

O Grupo Acordes, da localidade novapetropolitana de Pinhal Alto, é um grupo que se destina a produzir música vocal com acompanhamento instrumental. Tudo começou em dezembro de 2002, quando oito amigos decidiram montar um grupo para cantar em missas, casamentos e eventos de forma descontraída e alegre. O Grupo canta um repertório que inclui a música de cunho religioso, como também canções folclóricas e MPB, incluindo sucessos nacionais e internacionais. Em 2015 iniciou um trabalho especial com a Banda Municipal de Nova Petrópolis apresentando um Show de Natal. Tem acompanhamento musical de César Henrique Staudt no piano, Claiton Tomé Staudt no contrabaixo, Isabel Maldaner no violino, Marluce Maldaner e Claus Altevogt na flauta doce e Cândida Maldaner no violão, e participações especiais de Silvio Altreider na guitarra e Davi Utzig na bateria. No vocal, conta com Isabel Maldaner, Sabrine Wolf, Marluce Maldaner, Cândida Maldaner, Claus Nelson Altevogt, Rafael Hansen e Claiton Tomé Staudt.

 

“Concerto de Natal – Ano 3”, com a Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis e Meninas Cantoras de Nova Petrópolis

Criado em 1999 pela Fundação Cultural de Nova Petrópolis e mantido, atualmente, pela Associação Cultural de Nova Petrópolis, o Coro das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis – MCNP – busca promover a música vocal entre jovens e o público, aliando sensibilidade estética e conceitual na seleção e execução do seu repertório, não havendo nenhum tipo de teste para que as cantoras ingressem no coro. Também é característica atual no trabalho do grupo desenvolver nuances cênicas que dialogam com as músicas, não para ilustrar histórias, mas para complementar a atuação das jovens intérpretes instigando seu potencial artístico. O grupo já se apresentou em diversas cidades do Brasil e da América Latina. Representou o Brasil no Festival Internacional Corearte, em Barcelona, em 2012. Concorreu ao prêmio Açorianos de melhor arranjo pelo espetáculo Entre Elas, que virou DVD. Em 2016 participou no 9º Mississipi Delta Blues Festival junto à cantora Fran Duarte, e, em 2017, junto ao bluseiro carioca Big Gilson. Atualmente, a regência e direção artística são de Cristiane Ferronato. O coro conta ainda com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis e da Sociedade Tiro ao Alvo.

A Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis - OSNP - iniciou suas atividades no ano de 1999 dentro da Fundação Cultural de Nova Petrópolis. Atualmente, trabalhando de forma independente, com apoio cultural da Prefeitura de Nova Petrópolis, é formada por músicos e musicistas de Nova Petrópolis e região, divididos nos naipes de Madeiras (Flautas, Clarinetes, Saxofones), Metais (Trompetes, Flugelhorns, Trompas, Trombones, Eufônios, Tubas) e Percussão, sob a regência do Maestro Lincoln da Gama Lobo. Seu repertório vai do clássico ao popular, passando por ritmos brasileiros, ritmos latinos, temas eruditos, jazz, rock, trilhas sonoras de filmes, músicas folclóricas e temas contemporâneos. O trabalho da OSNP ajuda a manter viva a música instrumental com instrumentos de sopro, forte tradição europeia trazida pelos imigrantes ao nosso país, e ao longo de sua existência teve a oportunidade de participar de eventos em várias cidades do Rio Grande do Sul.

 

Fotos: Adriana Monteiro Arrial | Comunicação PMNP

Fonte: Assessoria de imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade.