Programação natalina segue intensa em Nova Petrópolis

30/11/2017

O Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo segue encantando a todos com atividades natalinas. A programação do Natal no Jardim da Serra Gaúcha terá Caminhada das Lanternas, inauguração da Pirâmide Natalina, espetáculo “O Sonho Mágico”, apresentação da Camerata Ivoti, Natal Cooperativo e Noite de Advento. As atrações realizadas em Nova Petrópolis têm entrada franca.

A programação do Natal no Jardim da Serra Gaúcha inicia nesta sexta-feira, 1º de dezembro, às 20h, na Igreja Evangélica do Bairro Piá, com Noite de Advento. No sábado, dia 2 de dezembro, a programação terá alterações.

No sábado, dia 2, a programação inicia na Rua Coberta, às 19h, com o espetáculo “O Sonho Mágico”, estrelado pelas artistas da Danças Criativas Regina Nienow e do Espaço da Dança Passo a Passo, com participação especial de Mariana Arend e Bailarina Helena Arend Neumann.

A programação deste sábado prossegue com a Caminhada das Lanternas. A atividade inicia às 20h, no Parque Aldeia do Imigrante e prossegue pela Avenida 15 de Novembro em direção à Rua Coberta. Neste ano, a Banda Marcial das Escolas Padre Werner, Frederico Michaelsen, Augusto Guilherme Gaedicke, Otto Hoffmann e Luiz Loeser acompanhará o trajeto iluminado pelas lanternas. O Papai Noel do Natal no Jardim da Serra Gaúcha acompanhará a Caminhada das Lanternas.

Na sequência, ocorre a inauguração da Pirâmide Natalina - Weihnachtspyramide e show de fogos, na Praça das Flores. Novidade desta edição, a Pirâmide Natalina - Weihnachtspyramide, é uma tradição preservada na Alemanha, por ocasião das comemorações de Natal. As empresárias Adriana Kehl Bauer, da Estofados Germânia e Ingrid Deppe, da Kukos Importadora, integrantes do Departamento de Comércio da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), propuseram a ideia. O ornamento tem 6m de diâmetro por 11,30m de altura e a estrutura é metálica, com acabamento em madeira naval, finalizada com detalhes artesanais. O adorno tem forma piramidal com hélices em seu topo. Dentro da pirâmide há figuras típicas de Natal, como presépio e anjos; a iluminação complementa o adorno. O projeto conta com a colaboração voluntária de arquitetos e engenheiros de Nova Petrópolis, bem como, das empresas das idealizadoras.

Após a inauguração da Pirâmide Natalina, a programação terá prosseguimento no palco da Rua Coberta, com o espetáculo Natal em União, apresentado pelos jovens instrumentistas da Camerata Ivoti. O grupo vai apresentar seu repertório de músicas clássicas à contemporaneidade e, claro, de Advento e Natal. Com disciplina e entusiasmo, a Camerata Ivoti, atualmente sob a coordenação da professora Manoela Lampert, leva música, cultura, alegria e diversão para horizontes que atravessam continentes.

No domingo, 3 de dezembro, a programação do Natal no Jardim da Serra Gaúcha ocorre na localidade de Linha Imperial, com o tradicional Natal Cooperativo. Na 6ª edição, o evento contará a história “Os 7 Anjos e o Pinheiro de Natal” com a participação de cerca de 250 voluntários das comunidades de Linha Imperial, Linha Brasil, Linha Araripe, Nove Colônias e Bairro Piá. Promovido pela Casa Cooperativa, o evento ocorre em frente à Praça Theodor Amstad. As atividades no local iniciam às 18h30min, com a feira das Cooperativas Escolares da região que estarão comercializando seus produtos. Incentivando a cooperação, a Casa Cooperativa também estará arrecadando materiais escolares para a distribuição entre as crianças mais carentes do Município. O espetáculo “Os 7 Anjos e o Pinheiro de Natal” inicia às 20h30min, com uma mescla de teatro, dança, canções, som e luzes.

O Natal no Jardim da Serra Gaúcha ocorre até 31 de dezembro, na Rua Coberta do Município, com atrações repletas de religiosidade, espetáculos musicais, encenações teatrais, oficinas temáticas, feira de Natal, shows de fogos e grande festa de Réveillon. A programação é aberta ao público e tem entrada franca. O evento conta ainda com a Weihnachtsmarkt, feira de produtos natalinos. Cinco estades oferecem diversas opções de artesanato em forma de decoração, alimentos e adornos natalinos até 23 de dezembro, das 9h às 21h, na Rua Coberta.

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, conta com patrocínio de Sicredi, Piá e Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) e apoio do Teatro Luz & Cena. Para mais notícias acesse o site oficial do Município, no endereço www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

 

Informações das atrações do fim de semana:

“O Sonho Mágico”

“O Sonho Mágico” conta a história de uma menina que perdeu a vontade de sonhar. Ela vê muitas coisas negativas no mundo e não consegue mais achar graça em nada. Numa noite ela é visitada por um anjo que vai mostrar que no mundo tem muitas coisas positivas e que vale a pena sonhar! O espetáculo conta com bailarinas de várias idades que irão encantar o público com sua graciosidade e delicadeza. Participam alguns grupos da Professora Regina Nienow e da Professora Yedda Leão Michaelsen. Particapações especiais: Mariana Arend e bailarina Helena Arend Neumann. Textos de Dalva Neumann.

 

Camerata de Ivoti – Natal em União

O “Natal em União” é uma oportunidade de levar mensagens de Natal para as cidades da região, por meio da parceria entre a União FM e Comunidades de Confissão Luterana nos Sínodos e cidades, dando maior visibilidade para suas programações Natalinas. No 3º ano do programa, a Camerata Ivoti vai apresentar seu repertório de músicas clássicas à contemporaneidade e, claro, de Advento e Natal.

Criada em 1994, a Camerata Ivoti é uma das três orquestras do programa de educação musical desenvolvido pela Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti (Ascarte). Este trabalho é realizado em parceria com o Instituto Ivoti (II), que cultiva uma sólida tradição no ensino de música desde 1909. A dedicação e o amor à música reúnem o grupo em torno de objetivos que vão do aprimoramento técnico e artístico ao desenvolvimento de uma consciência crítica em relação à realidade cultural da região e do país.

É composta por professores e jovens instrumentistas. De 1994 até dezembro de 2016 esteve sob a coordenação do professor Irving Feldens. Com disciplina e entusiasmo, a Camerata Ivoti, atualmente sob a coordenação da professora Manoela Lampert, leva música, cultura, alegria e diversão para horizontes que atravessam continentes.

 

Natal Cooperativo – “Os 7 Anjos e o Pinheiro de Natal”

Na 6ª edição, o Natal Cooperativo contará a história “Os 7 Anjos e o Pinheiro de Natal” com a participação de cerca de 250 voluntários das comunidades de Linha Imperial, Linha Brasil, Linha Araripe, Nove Colônias e Bairro Piá. A temática deste ano conta a história do Pinheiro de Natal, desde os tempos mais remotos. Com a participação de coros das localidades, Grupo de danças Böhmerlandtanzgruppe e o CTG Pousada da Serra, cada entidade representará uma fase da história do pinheiro que vai evoluindo para os dias atuais.

O evento é gratuito e haverá distribuição de erva mate e água quente para o chimarrão. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o dia 10 de dezembro, no mesmo local. O Natal Cooperativo integra a programação do Natal no Jardim da Serra Gaúcha e é uma realização da Casa Cooperativa.

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em breve

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade.