Nova Petrópolis promove Semana do Meio Ambiente de 1º a 5 de junho

22/05/2018

A Semana Municipal do Meio Ambiente de Nova Petrópolis ocorre de 1º a 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Coleta de lixo eletrônico, óleo de cozinha e embalagens de agrotóxicos; visitação nas escolas e entrega de mudas; visita guiada do Horto Municipal; excursão ao aterro de São Leopoldo e Feira Sustentável serão atividades realizadas no período.

“Todos somos responsáveis pelo meio ambiente e simples ações do cotidiano podem mudar o cenário do planeta. Separar o lixo e destiná-lo corretamente, fechar a torneira para escovar os dentes e utilizar meios de transporte sustentáveis são exemplos de escolhas diárias que devemos fazer de maneira consciente”, enfatiza o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima.

A Semana do Meio Ambiente inicia com a Coleta de Lixo Eletrônico e Óleo de Cozinha, no dia 1º de junho, sexta-feira, das 9h às 16h, nos fundos da Prefeitura Municipal. Equipamentos movidos à energia elétrica, como computadores e periféricos, aparelhos telefônicos e eletrodomésticos em geral serão recolhidos. No entanto, materiais sucateados, pilhas, lâmpadas, toners, baterias e cartuchos não serão aceitos.

No sábado, 2 de junho, será realizada a Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente 2018, às 10h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. Depois da cerimônia, inicia a programação da Feira Sustentável que terá exposição e comercialização de produtos e alimentos veganos e vegetarianos; palestra sobre plantas medicinais e outra com nutricionista; show de adestramento de cães e mostra de ataque com cachorros utilizados pela polícia e presença de expositores de energia renovável, sustentável e fotovoltaica. O evento terá animação de dois grupos musicais, é aberto ao público e tem entrada franca. 

A 15ª Coleta de Embalagens de Agrotóxicos de Nova Petrópolis ocorre na segunda-feira, 4 de junho, das 7h às 17h, em 13 pontos de coleta distribuídos pelo interior do Município. Todos os produtores devem levar as embalagens de produtos fitossanitários vazias e tríplice lavadas aos postos de coleta, munidos do número da Inscrição Estadual (Talão de Produtor).

As campanhas de coleta têm como objetivo recolher materiais que são descartados irregularmente no Município. “Todos somos responsáveis pela preservação da natureza e destinar o lixo corretamente faz parte deste processo”, destaca o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Canísio Schneider.

O mascote Grün-Mann – Homem Verde visitará as escolas durante a semana de conscientização para falar da importância da preservação do meio ambiente e reforçar as ações que a comunidade pode fazer para melhorar a qualidade de vida no Município. Haverá entrega de mudas de araucária durante a visitação. A visita guiada de duas escolas ao Horto Municipal será realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Ainda durante a Semana do Meio Ambiente, a Escola Padre Amstad fará uma excursão ao aterro sanitário de São Leopoldo.

A Semana do Meio Ambiente 2018 é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em breve

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade.