ACINP divulga Nota de Repúdio diante da postura do Governador do Estado

25/07/2020

Nova Petrópolis, 24 de julho de 2020.

Nota de Repúdio

A Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), como entidade representativa de todos os setores econômicos de Nova Petrópolis, vem a público repudiar as palavras desrespeitosas proferidas pelo Governador do RS, Eduardo Leite, direcionadas à Presidente da FEDERASUL, Simone Leite, durante o Seminário de Competitividade promovido pela Assembleia Legislativa do RS, ocorrida nesta data.

Nossa Presidente, no intuito de trazer à tona a dura realidade da perda de competitividade das empresas do RS, em virtude da política tributária praticada em nosso estado, questionou o Governador sobre a Reforma Tributária proposta pelo Governo Estadual. As informações que temos até o momento sobre a proposta, nos levam a concluir que nossa carga tributária será, mais uma vez, aumentada. Infelizmente, nosso Governador, quando confrontado diante desta dura realidade, que certamente será ainda mais aprofundada, tratou nossa líder com extrema falta de educação, além de se esquivar de responder à pergunta.

As empresas e o povo do RS não suportam mais arcar com a ineficiência administrativa que vem acometendo as gestões de nosso estado, ano após ano. Prova disso é a crescente debandada de empresas para outros estados. Como consequência direta desta forma de governar, temos crescente desemprego e perda de arrecadação em diversos setores. Aumentar impostos é uma solução fácil, que requer esforço de somente uma das partes, ou seja, de quem produz. Não podemos concordar com isto, jamais! Exigimos respeito, diálogo e transparência, para que todos juntos consigamos superar o cenário desafiador pelo qual estamos passando.

“Administrar” é a arte de fazer mais com menos, enfrentar e os problemas e apresentar soluções viáveis para os mesmos. Infelizmente, não tem sido assim no RS, e vemos que tal prática irá se perpetuar com a Reforma Tributária ora proposta. Nossa Presidente Simone, sempre envolvida e engajada nas causas relativas à classe empresarial, vem conduzindo sua gestão com excelência, de forma aguerrida, firme e inteligente em nossa defesa, porém sem jamais perder a compostura e a cortesia durante os debates.

Diante do exposto, lamentamos o ocorrido e, em conjunto com as demais entidades empresariais do RS filiadas à FEDERASUL, ratificamos nossa posição de repúdio diante da postura insensível e deselegante de nosso Governador. Repudiamos ainda qualquer medida que eleve ainda mais nossa já absurda e anti-competitiva carga tributária.

Marcos Alexandre Streck

Presidente da ACINP Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis