Promovida pela ACINP, palestra com vice-governador do RS reúne mais de cem empresários em Nova Petrópolis

20/07/2023

Com o objetivo de estreitar os laços entre o governo estadual e o setor empresarial de Nova Petrópolis, a Associação Comercial e Industrial do município (ACINP) promoveu na quinta-feira (20/07), a reunião-almoço com o vice-governador, Gabriel Souza. O evento ocorreu no restaurante Torquês e contou com a presença de cerca de 150 pessoas.

Gabriel foi recepcionado pela diretoria da ACINP, representada pelo presidente Neander Willrich Port; pelo vice-presidente do Comércio, Gerson Fábio Holz; e pela vice-presidente da Indústria, Vanessa Seibt Ciocca.

Na ocasião, o presidente da ACINP destacou que “o diálogo entre o poder público e o setor empresarial é fundamental para identificar as necessidades da região e buscar soluções conjuntas que promovam o desenvolvimento sustentável, tornando a própria entidade protagonista nessas proposições”.

O vice-prefeito de Nova Petrópolis, Martin Wissmann, também se manifestou durante a abertura do encontro, reforçando a parceria entre município e estado para fomentar a inovação, através do programa Inova RS. A região da Serra tem como prioridades desenvolver o ecossistema voltado para Turismo, Cidades Inteligentes, Educação Tecnológica e Indústria 4.0.

Em sua exposição, o vice-governador destacou as principais entregas e investimentos do estado para Nova Petrópolis e região. “É muito importante estar neste encontro com lideranças e empresários, pois temos a oportunidade de aprofundar o diálogo sobre demandas relevantes. Inclusive, tenho acompanhado de perto a situação sobre a BR-116 junto ao DAER, pois reconheço a relevância da rodovia para fomentar o turismo, principalmente no período de alta temporada na Serra”, relatou.

Entre os dados apresentados, estavam mais de R$ 13 milhões repassados pelo governo estadual para Nova Petrópolis entre 2019 e 2023, para investimentos em diversas áreas. No mesmo período, três projetos de empresas localizadas no município foram aprovados pelo FUNDOPEM, somando cerca de R$ 27,3 milhões em investimentos privados. Além disso, 32 empresas tiveram acesso a financiamentos com juro subsidiado pelas instituições financeiras públicas estaduais, somando R$ 829,604,69.

Ao final do encontro, Gabriel Souza reafirmou o compromisso do governo estadual em promover políticas e investimentos que impulsionam o crescimento econômico de Nova Petrópolis e de toda a região.

Ainda, foram apresentados os novos associados da ACINP durante a reunião-almoço: A Casa Michaelsen Eventos, Amigo Internet, Darlan Silva Fotografia, Dr Paiva, Kraft Máquinas, Photo in Rio Conference, O Clima, Sindiserv NP e Studio Glamour.

Acompanhando o vice-governador estava o secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel. Também estiveram presentes autoridades do município, como a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Kátia Zummach, além do diretor geral do DAER, Luciano Faustino.