16/09/2025
Nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, Nova Petrópolis foi palco da ExpoNovaTech, um evento de tecnologia voltados à aplicação de inteligência artificial na agroindústria, comércio, indústria e turismo. A Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis - ACINP participou ativamente do evento, com um estande institucional, representantes em painéis temáticos e uma programação voltada à integração dos associados.
No espaço da ACINP durante a feira, foram realizadas reuniões, bate-papos e rodas de conversa com associados, promovendo troca de experiências, fortalecimento de redes e incentivo à inovação nos negócios locais. O estande também serviu como ponto de conexão entre empreendedores, visitantes e lideranças da região.
A diretora da ACINP, Melissa Boff Alvas, foi uma das palestrantes no Palco Disrupção, no dia 11 de setembro. Às 15h45, com o painel "Ecossistema de Inovação", no qual dentre outras abordagens teve a oportunidade de falar sobre a criação do Núcleo de Inovação da ACINP e proposições futuras, e na sequencia em seu segundo painel, às 16h45, a apresentação foi sobre o "Ecossistema das Hortênsias". Neste, falou sobre as ações do Hub de Inovação Órbita Deütsche Valley. Em ambos destacou a importância da colaboração regional para impulsionar soluções inovadoras.
Para Melissa, a participação da entidade foi estratégica: “A ACINP tem um papel fundamental na articulação entre empresas, poder público e inovação. Estar presente na ExpoNovaTech foi uma oportunidade de mostrar a força do cooperativismo e como ele pode ser um vetor para o desenvolvimento inteligente e sustentável da nossa região.”
No segundo dia do evento, 12 de setembro, a programação seguiu com mais dois nomes ligados à entidade. No Palco em Ação, Vanessa Canever, do Núcleo Multissetorial da ACINP, trouxe ao debate o tema Otimização dos Recursos Humanos com a Potenciologia, abordando as transformações nas relações de trabalho e gestão de equipes em tempos de inovação constante. Logo após, às 18h, o associado Peter Hillebrand, do Jardim do Moinho, participou do painel A articulação dos atores sociais diante das tragédias climáticas com foco na resiliência e no papel da tecnologia na prevenção de riscos.
Assim, a ACINP reforça seu papel de apoio ao desenvolvimento local, estimulando a inovação, a cooperação e a construção de um futuro sustentável para Nova Petrópolis e região.