Café com RHs promove reflexão sobre o papel estratégico e humano da área

09/10/2025

O Núcleo de Gestão, Comunicação e Pessoas da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis- ACINP realizou na manhã do dia 08 de outubro, às 8h, a 2ª edição do Café com RHs, reunindo profissionais da área de Recursos Humanos de empresas associadas da entidade para uma manhã de diálogo, reflexão e troca de experiências. O encontro teve como tema central a palestra Cuidando de quem cuida, conduzida por Amanda Milena Costa e Vanessa Huf, profissionais do RH da Sicredi Pioneira.

Com o propósito de reconectar os participantes ao sentido da sua atuação, o evento propôs uma abordagem sensível sobre os desafios do RH nas organizações, destacando o equilíbrio entre os resultados empresariais e o cuidado com as pessoas. A frase "Cuidar de pessoas não é suavizar decisões difíceis, mas humanizá-las" norteou as discussões ao longo da manhã.

A programação foi dividida em momentos de acolhimento, rodas de conversa e dinâmicas de grupo. Os participantes refletiram sobre os motivos que os levaram a escolher a área de Recursos Humanos e compartilharam vivências marcantes em que sentiram ter feito a diferença na vida de alguém. 

Em seguida, em grupos de seis pessoas, os participantes discutiram os principais dilemas enfrentados na conciliação entre as demandas do negócio e o cuidado com as pessoas. As contribuições foram registradas em post-its, agrupadas por temas e aprofundadas a partir de questionamentos como: o que está por trás desse dilema, o que nos impede de agir diferente e que pequenas mudanças poderiam gerar grandes impactos?

Ao final, os conteúdos foram costurados em uma reflexão coletiva e uma provocação foi deixada aos participantes: "E se a empresa dissesse que o RH existe apenas para proteger o negócio? Como responderíamos a isso?" A partir dessa questão, o grupo foi convidado a pensar sobre o papel estratégico e humano do RH nas organizações atuais.

O Café com RHs é uma iniciativa que busca fortalecer a atuação dos profissionais da área por meio de espaços de escuta, inspiração e apoio mútuo.

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em breve

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade.