Festival da Primavera de Nova Petrópolis inicia dia 20 de setembro

21/09/2017

Nova Petrópolis, Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo, estará ainda mais florida, perfumada e colorida durante o Festival da Primavera – Frühlingsfest. A 7ª edição do evento ocorre de 20 de setembro a 1º de outubro, das 8h30min às 19h, na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, em Nova Petrópolis.

A abertura oficial do 7º Festival da Primavera – Frühlingsfest será realizada no feriado de 20 de setembro, Revolução Farroupilha, às 15h, na Rua Coberta. O Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana fará a apresentação musical após a cerimônia de abertura.

O 7º Festival da Primavera conta com mais de 30 expositores e comerciantes dispostos na Rua Coberta e Praça das Flores. O evento é aberto ao público e tem entrada franca. Os visitantes terão a oportunidade de adquirir diversos tipos de flores e artigos para jardins; poderão conferir o trabalho de paisagistas, participar de minioficinas e aproveitar as atrações culturais. O maior evento de paisagismo e flores do sul do país também proporciona qualificação técnica e excelentes oportunidades de negócios.

 

Parada das Flores e Desfile Farroupilha

Uma grande atração do evento é a tradicional Parada das Flores, que, em 2017, integra-se ao Desfile Farroupilha do CTG Pousada da Serra. Um desfile temático em que toda a beleza das flores é evidenciada, juntamente com cavaleiros, prendas e peões pilchados e a cavalo, que demonstram o orgulho de suas origens e o amor pelo Rio Grande do Sul.

A Parada das Flores e Desfile Farroupilha ocorrem dia 20 de setembro – Feriado Farroupilha, com concentração às 9h e saída às 9h30min da Avenida Três de Maio. O trajeto percorre a Avenida 15 de Novembro. Após, haverá almoço no CTG Pousada da Serra; cartões antecipados com Norberto (54) 9.9971.6694 e Cláudio (54) 9.9112.2791.

A inscrição de entidades para a Parada das Flores pode ser feita pelo e-mail eventos@novapetropolis.rs.gov.br ou fone (54) 3281.1222, com Deise. Em caso de chuva, o Desfile Farroupilha sairá da Rua Presidente Lucena e a Parada das Flores será transferida para o dia 23 de setembro, às 9h30min.

 

Minioficinas temáticas

Durante o Festival da Primavera, serão realizadas 13 minioficinas de 50 minutos, em um espaço projetado para, aproximadamente, 20 pessoas. Introdução à aromaterapia; podas: erros e acertos; agricultura sustentável x plantas alimentícias não convencionais; upcycling: broches florais; chá com flores; monte o seu espaço gourmet; papel semente; composição e plantio de vasos; proteja a sua planta com uma poda correta e flores artesanais serão temas das oficinas gratuitas.

 

Caminhada da Primavera

O ponto de encontro é na Rua Coberta – Praça das Flores, às 8h, no dia 24 de setembro. O grupo se desloca, com transporte, até a localidade de Pinhal Alto, onde inicia a caminhada por trechos rurais do Município. Após quase 10 km, chega-se ao Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha, onde será servido um delicioso lanche orgânico, com direito a uma vista de 360º da região a uma altura de 820 metros. Após essa parada, a caminhada segue até a Sociedade Concórdia, na localidade de Linha Imperial, totalizando 12 km percorridos. Há transporte de retorno para a Rua Coberta – Praça das Flores.

  O valor da inscrição é R$ 50,00 por pessoa. Está incluso lanche orgânico, condutores, transporte e ingresso no atrativo turístico Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha. Inscrições e informações pelo e-mail contato@tchonji.com.br ou fone (54) 9.9109.5073, com Valdemar. Em caso de chuva, a Caminhada da Primavera será transferida para o dia 1º de outubro, às 8h.

 

Caminhada Fotográfica

A Caminhada Fotográfica, conduzida pelo fotógrafo Mauro Stoffel, também ocorre dia 24 de setembro, com saída às 9h, no Parque Aldeia do Imigrante. Uma excelente opção para quem quer aprender sobre a arte de fotografar, além de apreciar as belezas naturais do interior de Nova Petrópolis. Cada participante deve levar seu equipamento fotográfico.

A participação na caminhada é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo e-mail mauro@stoffel.com.br ou pelo fone (54) 3281.2252. As vagas são limitadas. Em caso de chuva, a Caminhada Fotográfica será transferida para o dia 1º de outubro, às 9h.

 

Concurso Fotográfico

“Simplesmente Nova Petrópolis” é o tema do 7º Concurso Fotográfico realizado durante o Festival da Primavera. O concurso é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, em parceria com o Curso de Turismo da Universidade FEEVALE. Tem caráter exclusivamente cultural e é aberto a fotógrafos amadores e profissionais, brasileiros ou estrangeiros, de todas as idades.

O 1º lugar escolhido pelo Júri Técnico receberá, como prêmio, uma câmera fotográfica digital Canon Rebel (com lente 18-55 mm) e um case básico (bolsa fotográfica). O 1º lugar do Voto Popular ganhará um passeio turístico no Vale dos Vinhedos com o Trem Maria Fumaça.

A votação popular ocorre no estande da Universidade FEEVALE durante o período do evento. São apoiadores do Concurso Fotográfico: Rossetto Equipamentos Fotográficos, Mauro Stoffel, Stoffel Digital, Nova Imóveis e Turismo, Turm Vídeo e Universidade Feevale.

 

Atrações culturais

O Festival da Primavera também evidencia a musicalidade presente em Nova Petrópolis. As atrações culturais prometem dar o tom ao encantador cenário ornamentado pelos profissionais que participam do evento na Rua Coberta. Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana; Tocando e Encantando, com alunos de piano, violão, canto e gaita; shows acústicos com Elena Pellenz e Luciane, Oendel e Sílvio, Acústico Dama, Alcido Kogler Sax Acústico, Acústico Leebe e Acústico Folks; apresentação da Banda Municipal de Nova Petrópolis e da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis prometem brilhar durante a programação.

 

O Festival da Primavera – Frühlingsfest é uma realização da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. O evento conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira RS. São parceiros: Rota Romântica; Casa Cooperativa; A Pousada Villa do Arquiteto; Floricultura Úrsula; Universidade Feevale; Raíz Vasos Autoirrigáveis; Salix Paisagismo e Meio Ambiente; Toni Backes Paisagismo e Arquitetura; Associação Tchon Ji e CTG Pousada da Serra. O Festival da Primavera conta com o apoio de Rossetto Equipamentos Fotográficos; Mauro Stoffel; Stoffel Digital; Nova Imóveis e Turismo; Turm Vídeo; Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha e Pousada dos Plátanos.

 

 

EVENTOS PARALELOS

 

Criando Paisagens

O 3º Criando Paisagens 2017 inova e promove um encontro que promete ser épico. Este ano o evento será realizado nas dependências da Escola Técnica Bom Pastor; ao meio-dia será servido um delicioso almoço. Logo após, serão realizadas as atividades práticas na área de produção da Floricultura Úrsula. Três profissionais de destaque no mercado demonstrarão, de forma prática, exemplos de adubação e preparo do solo, diferentes possibilidades para sistemas de irrigação. E, para finalizar o dia, uma linda visita pelos campos de teste da Floricultura Úrsula, onde será possível aprender muito e conhecer as novidades que estão entrando no mercado. O custo será de R$ 95,00 para auxiliar no custeio do dia. No valor está incluso o almoço na escola e um delicioso lanche servido pelo café da Helena Iguarias Artesanais. Informações e inscrições com Maiquel Scherer, contato@salixpaisagismo.com.br, (54) 9.9185.3974 | (54) 9.9212.8935

 

Florescer do Feminino: I Encontro de Sabedoria Feminina da Serra Gaúcha

Ocorre dias 23 e 24 de setembro, no Recanto do Vovô Augusto. Ecologia Feminina e Ginecologia Natural é o tema do evento que objetiva reunir mulheres de todo o Brasil para falar sobre a importância da reintegração da mulher com a natureza e o uso de plantas e ervas medicinais no cuidado com a saúde feminina. Cinco palestras serão realizadas no sábado e duas oficinas no domingo. Organização e manejo de plantas e flores ornamentais para construir seu “jardim interior” e Organização e manejo de plantas e ervas medicinais para construir sua “farmácia natural” são tema das oficinas. Na oportunidade, ocorrerá o lançamento da Nova Caderneta da Lua.

Informações e inscrições com Estefânia Michaelsen e equipe, contato@conscienciadegaia.com.br ou (54) 9.9177.5548.

 

7º Congresso Paisagismo Regenerativo

O Congresso Paisagismo Regenerativo está em sua 7ª edição e faz parte da programação do Festival da Primavera desde 2011. O tema que norteia o congresso em 2017 é “Sensibilidade e inteligência das plantas” com o propósito de compreender melhor as relações entre plantas, animais e seres humanos. O objetivo maior é saber como acontecem as tomadas de decisões das plantas e, com base nisso, tornar-se seus parceiros em profundidade por meio de uma constante troca e evolução. Durante todo o congresso, os participantes serão induzidos ao mundo das plantas. Por meio de vivências, buscarão entender como elas se relacionam entre si e com os outros reinos, como tomam decisões, como são influenciadas e influenciam o ambiente. O 7º Congresso Paisagismo Regenerativo ocorre de 29 de setembro a 1º de outubro, no Plenarinho da ACINP e é uma realização de Toni Backes Paisagismo e Perau do Encanto – Escola de Paisagismo. Mais informações: www.paisagismoregenerativo.com.br, contato@paisagismoregenerativo.com.br ou (54) 3281.3619.

 

FOTOS: Marcelo Moura | Comunicação PMNP

Fonte: Assessoria de imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em breve

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade.