Luminus: 6ª turma do Programa Miniempresa em Nova Petrópolis produz luminárias

25/10/2018

A Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis – ACINP, em parceria com a Junior Achievement RS e com o patrocínio de Sugar Shoes, está promovendo mais uma edição do Programa Miniempresa, que está em sua 6ª turma. Através do projeto, 23 alunos do Colégio Estadual Padre Werner estão tendo a oportunidade de desenvolver seu lado empreendedor, vivenciando de forma prática a organização e a operação de uma empresa.

A turma iniciou suas atividades em 23 de agosto e após 4 encontros com aulas teóricas, a Luminus – nome escolhido pelos alunos para a miniempresa – deu início a produção de luminárias decorativas feitas a partir de cano PVC. As mesmas podem ser personalizadas, conforme solicitação do cliente.

Os alunos recebem suporte de quatro profissionais de diferentes áreas que atuam de forma voluntária, denominados de advisers. São eles: Jonas Becker (Sugar Shoes), na área de Finanças; Jorge Führ (Sugar Shoes) na Produção; Marinete Flores (FACENP), em Recursos Humanos; e Mauro Stoffel (Fotógrafo), no Marketing.

Na noite de 25 de outubro, foi realizada a auditoria da Luminus – tradicional processo que busca verificar o andamento do projeto e os níveis de aplicação da metodologia e de aprendizado – com a apresentação da miniempresa pelos diretores e visita à produção.

O programa, que está em sua décima semana, se encaminha para a reta final, com a formatura prevista para o início de dezembro. As luminárias ainda podem ser adquiridas diretamente com os alunos ou no Colégio Padre Werner. Mais informações através da página do Facebook: www.facebook.com/LuminusNP.

O que é o Programa Miniempresa?

O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.